sexta-feira, junho 27, 2014

Um campeão se faz com determinação e ousadia

E acabou a primeira fase da Copa do Mundo. Há um mês seria difícil imaginar que Itália, Inglaterra, Espanha e Portugal não passariam para as oitava de final e que Grécia, Argélia e Suíça estivessem entre os classificados. Alguns podem dizer que essas seleções eram autenticas zebras, mas não vejo dessa forma. Para mim, esses países evidenciaram para o mundo o quão surpreendente pode ser uma partida de futebol.
 
Temos visto embarques melancólicos de jogadores que chegaram aqui com a responsabilidade de encarnarem os salvadores de suas pátrias, mas que o destino os quis como meros coadjuvantes desse evento grandioso. Outros chegaram anônimos e voltarão aos seus países cobertos de glória.
Não dá para esquecer a atuação milagrosa de Guilermo Ochoa contra a seleção brasileira, nem tão pouco a garra do uruguaio Alvaro Pereira na partida contra a Inglaterra se recusando a sair de campo após levar uma joelhada na cabeça. Esses jogadores encarnaram o espírito da competição. Foram a campo defender mais do que as cores de seus países. Foram defender o orgulho de seus compatriotas em praticarem um dos esportes coletivos mais extraordinários do planeta.
Agora a tensão irá aumentar consideravelmente. Os gritos serão mais intensos. A vitória será mais sofrida. A derrota, para alguns, será menos vexatória. Haverá honra para aqueles que, chegando aqui sem nunca terem passado da primeira fase, foram a campo e demonstraram o tamanho de seus sonhos.
Então estejamos prontos para assistir essas verdadeiras batalhas. A glória está reservada àqueles que não medirem esforços para serem vencedores e deixarem o campo encharcado de seus suores e de suas magias. Um campeão se faz com determinação e muita ousadia. Vamos lá Brasil!